Óleo de cártamo benefícios e malefícios
| |
O óleo de Cártamo possui diversos benefícios à saúde, conheça um pouco mais sobre esse suplemento e o que ele pode fazer.
Extraído das sementes do cártamo (Carthamus tinctorius), uma planta oleaginosa nativa da Ásia, o óleo de cártamo é bastante conhecido pelo seu uso na culinária, como corante e aromatizante de alimentos.
Por ser rico em ácido linoleico (ômega 6) e ácido oleico (ômega 9), além de vitamina E e K, passou a ser consumido em cápsulas como suplemento para o bom funcionamento do organismo.
Hoje, sabe-se que o óleo de cártamo possui ação antioxidante e anti-inflamatória que contribuem para a saúde cardiovascular, para o bom funcionamento das funções cerebrais e como um aliado no emagrecimento.
Seus benefícios são tantos que também pode ser usado também para fins estéticos e aplicado na composição de cosméticos.
Benefícios: óleo de cártamo
O óleo de cártamo é rico em propriedades nutritivas que trazem uma série de benefícios à saúde.
Rico em ácidos graxos essenciais, as chamadas gorduras boas, o óleo de cártamo é composto por 80% de ácido linolênico (ômega 6) e 12% de ácido oléico (ômega 9), compostos que auxiliam no controle do colesterol, na manutenção e integridade das células e no controle da inflamação. Desse modo, ajuda o organismo a combater processos inflamatórios que podem ocorrer.
Outra substância presente no óleo de cártamo é a vitamina E e seu potente efeito antioxidante. Ao combater os radicais livres, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce e de diversas doenças, tais como as cardíacas, o câncer, Alzheimer, Parkinson, entre outras.
Principais benefícios do Óleo De Cártamo:
– Antioxidante
– Anti-inflamatório
– Auxilia na redução de triglicerídeos e colesterol
– Protege o coração
– Melhora o sistema imunológico
– Regula os níveis de glicose no sangue
– Auxilia na perda de peso
Ajuda na redução do colesterol
O óleo de cártamo pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, consequentemente, reduz o risco de doenças cardiovasculares, o que o torna um aliado do coração.
Ajuda a controlar a glicemia
O consumo do óleo de cártamo diariamente mostrou melhorar os níveis de açúcar no sangue, auxiliando inclusive no controle do diabetes tipo 2.
Diminui os riscos de problemas cardiovasculares
O óleo de cártamo contribui para reduzir diversos fatores que podem levar à problemas cardiovasculares. Seu consumo mostrou reduzir o nível de colesterol ruim, relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial.
Melhora a saúde e beleza da pele e cabelos
A ação anti-inflamatória e antioxidante do óleo de cártamo pode auxiliar na aparência e beleza da pele e cabelos seja através do seu uso interno ou aplicação tópica de produtos cosméticos que o contém.
Ele pode auxiliar a prevenção e tratamento de acnes, suavizar linhas de expressão e proteger a pele dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.
Para os cabelos, o óleo de cártamo hidrata, fortalece e propicia o crescimento saudável dos fios.
Ajuda a emagrecer
Apesar de este não ser seu benefício principal, o consumo de óleo de cártamo pode auxiliar na perda de peso e redução da gordura abdominal.
Isso ocorre porque ele é capaz de acelerar o metabolismo das gorduras, obrigando o organismo a queimar o estoque de gordura já existente. Dessa forma, contribuiu inclusive para a redução da gordura visceral.
Proporciona maior saciedade
Outro benefício interessante para quem quer emagrecer é a sensação de saciedade que o óleo de cártamo proporciona.
Ao consumi-lo regularmente, ele é capaz de ativar no organismo uma maior liberação de leptina, hormônio que faz a pessoa se sentir satisfeita. Com isso, se reduz a ingestão calórica e contribuindo para a perda de peso.
Reduz as cólicas menstruais
O ácido linoleico presente no óleo de cártamo participa da síntese de prostaglandinas, responsáveis por diminuir a inflamação. Desse modo, o óleo pode aliviar as cólicas resultantes da contração do músculo uterino durante a menstruação.
Óleo de cártamo: Efeitos colaterais
De modo geral, o uso do óleo de cártamo, desde que utilizado adequadamente e na quantidade recomendada, não costuma causar efeitos colaterais ou fazer mal.
No entanto, seu consumo excessivo pode provocar sintomas, como náuseas, diarreia e dores abdominais.
Caso note algum sintoma ou efeito colateral após o uso do suplemento suspenda o uso e procure auxílio médico.
Mesmo sendo considerado seguro, o óleo não é recomendado para pessoas com algumas condições específicas, como gestantes e lactantes, uma vez que estas devem ter um cuidado maior no uso de suplementos e ainda não existem estudos que comprovem a segurança efetiva nesses casos.
Além delas, pacientes com problemas de coagulação sanguínea, doenças hemorrágicas e úlceras devem evitar o uso do óleo.
Em caso de dúvidas, procure o médico ou nutricionista para te orientar sobre o correto uso e dosagem para seu caso.
Conclusão
O suplemento de óleo de cártamo traz diversos benefícios. Sua ação antioxidante e anti-inflamatória natural age prevenindo doenças cardiovasculares e pode, inclusive, auxiliar no emagrecimento saudável.
Busque sempre por um suplemento de qualidade, de marcas comprometidas em proporcionar uma melhor qualidade de vida para os seus clientes.
O melhor preço e o melhor suplemento de óleo de cártamo você encontra na Nutriblue.